Cajú de Moçambique

raw cashew.jpg

Moçambique tem condições ideais de crescimento e fortalecer o setor de processamento local da castanha de cajú tornando o país excepcionalmente bem posicionado para se tornar um dos principais fornecedores globais mais competitivas de castanha de caju rastreáveis, de alta qualidade e sustentável.

Mais sobre cajú de Moçambique

Cashew Apples © Shutterstock

A Cadeia de Valor

technoserve_19285857264.jpg

Com base na longa reputação de Moçambique como um dos melhores e mais prolíficos produtores mundiais de castanha de caju, novas tecnologias e sistemas de gestão melhoradas para produção e transformação estão a aumentar a quantidade, qualidade e valor da castanha de caju em Moçambique disponível para venda no mercado internacional.

Mais sobre produção e processamento

Mercados Premium

Sistemas transparentes para a eficiente gestão da cadeia de fornecimento da indústria de caju de Moçambique permite que os retalhistas e consumidores finais saibam da proveniência da castanha de cajú e como ela é tratada durante a viagem desde a machamba até a mesa. Esta importante informação também facilita uma série de certificações garantindo qualidade, incluindo a segurança alimentar e orgânica.

Mais sobre rastreabilidade e certificações

Sobre MozaCajú

Perante o cenário de mudanças na demanda no mercado internacional para a amêndoa da castanha do caju, MozaCajú apoia na expansão da indústria do caju de Moçambique de forma que permite os produtores e processadores atenderem às exigências e preferências dos compradores. Com intervenções específicas nas áreas de produção, processamento e comercialização, MozaCajú está trabalhando em direção a uma cadeia de valor do caju mais produtiva, eficiente e transparente, o que permitirá Moçambique aproveitar a crescente demanda do mercado global de castanha de caju premium.

Video by Belchion Lucas

Publicações de MozaCajú

Livro de Receitas Moçambicanas de Amêndoa de Caju

Clique aqui para download o livro de receitas em português.

Manual do Campo

Este manual, que actua como base para cada um dos vários treinamentos do MozaCajú para os produtores de castanha, detalha as acções necessárias nos vários estágios de produção, incluindo:

  • Plantio
  • Limpezas e podas de sanitação
  • Controlo químico de pragas e doenças
  • Colheita e pós-colheita
  • Comercialização

Para mais informações ou para fazer o download do manual, clique aqui.

 

Oportunidade para Subvenções/Financiamentos

MozaCajú está a solicitar pedidos de Candidaturas / propostas de negócios de processadores de caju, produtores de grande escala e outras organizações envolvidas na indústria de caju de Moçambique para a aquisição de equipamentos, melhorias/reabilitação de infra-estruturas ou de outros materiais assim como serviços. Além de outros requisitos, os candidatos devem ser empresas registadas em Moçambique que operam no setor do caju, e que estão preparadas para contribuir (comparticipar) e valor monetário ou com seus próprios recursos como parte da subvenção. Para mais detalhes, leia o Pedido de Candidatura (RFA) e os seus anexos.

Baixar a Solicitação para Aplicações e formulário de orçamento

 

Mais sobre MozaCajú

Visite o blog do MozaCajú para mais novidades e actualizações